Cases

ECOLAND

A marca Ecoland foi criada em 2001, devido a uma carência por produtos especializados no seguimento de camping e pesca. Vimos que no Brasil, havia espaço para essa nova marca e começamos a pensar quais os produtos fariam parte dessa nova linha. Como neste segmento o número de produtos é muito vasto, qual seria o primeiro produto a ser lançado? Desafio que foi superado através de pesquisa que se deu através de grupos de foco, entrevista com lojistas e pesquisa de campo.

Só então a linha teve início com barracas de camping e sacos de dormir. Mas como desenvolver uma barraca com aceitação nacional? Até chegar ao produto final o trabalho foi grande. Durante um ano, dois pesquisadores visitaram campings de norte a sul do Brasil colhendo o máximo de informações. Na busca pela barraca ideal, eles entrevistavam os campistas, os quais respondiam a um questionário com uma série de perguntas do tipo: “O que não tem em sua barraca e que você gostaria que tivesse?”, no final da entrevista eram premiados com uma faca de caça ou um canivete. Com todas as informações obtidas pela pesquisa, passamos então para a concepção do conceito da linha. Ansiando por um apelo ecológico e nacionalista, todas as barracas foram batizadas com nomes indígenas. Vimos que o consumidor desejava desde coisas simples como bolsos internos nas barracas até um nylon mais resistente e costuras mais reforçadas. Para satisfazer todos os desejos precisávamos de um fornecedor especializado que fosse capaz de desenvolver toda a linha. Encontramos um fornecedor fora do Brasil que se dispôs a desenvolver os produtos nas especificações exigidas. Foram desenvolvidos 10 modelos e depois de elaborado o projeto, enviamos a este fornecedor e em um pouco mais de um mês chegaram ao Brasil às amostras. Depois de alguns ajustes, nos foi enviado às amostras finais. Entramos então no processo de testes. Um deles consistiu em armar as barracas a céu aberto e ali ficaram por um ano. Assim podemos ter certeza da qualidade e podemos estipular o tempo de garantia. Foram três anos da concepção até o produto estar pronto para ser lançado no mercado: o primeiro ano se deu a pesquisa, o segundo de criação da linha e produção de amostras e finalmente o último ano onde foram implantados todos os testes de campo e de todas as outras especificações exigidas pelo INMETRO para que o produto pudesse ser lançado.Recentemente sua qualidade foi comprovada pelo Exercito Brasileiro que testou barracas nacionais e importadas de várias marcas e somente as barracas Ecoland foram aprovadas e o Exercito adquiriu 500 unidades e estuda-se a possibilidade do desenvolvimento de uma linha de barracas exclusivas para o Exército Brasileiro.Hoje a linha da Ecoland conta com mais de 20 itens entre eles: barracas, sacos de dormir mochilas, canivetes, lanternas entre outros.

A linha de produtos Ecoland é composta de 10 modelos de barracas (para 1, 2,3, 4, 6 e 9 pessoas), sacos de dormir, mochilas e acessórios para camping

Deixe um comentário